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Campanha de Marketing : Dove - Real Beleza

Posted by AlfaCom on 00:19
Eu sei que não é novidade, mas vale à pena postar um material como este, e compartilhar um ponto de vista.

Em relação à beleza, a todo o momento, mesmo sem perceber, são feitos julgamentos estéticos sobre o que se enxerga na mulher e no homem. Eis aí uma questão histórica, pois na trajetória da humanidade, há registros de que a mulher pôde ser vista de diversas formas, de acordo com o tempo e espaço.

Durante muitos séculos, beleza foi um conceito ligado à geometria.Em época de grandes castelos e sistema feudal, a mulher bela, era aquela que recheava um vestido por completo, já que uma mulher mais rechonchuda era sinônimo de riqueza.Para o homem o mesmo se aplicava.

Com o passar dos anos, a magreza passou a ser a “beleza”, através de uma forte ditadura imposta por revistas, modelos, televisão e o cinema. As mulheres querendo se parecer com atrizes e modelos, e buscando o tão sonhado tamanho 44 que pertenceu a Marilyn Monroe nos anos 40 e 50, número esse considerado “GG” nos dias atuais, sendo o número 38 o novo padrão . Já no sexo oposto, o sucesso era a linha “bad boy” e a volta dos corpos sarados que há muito tempo foi  o padrão de beleza na antiga Grécia.

Depois de toda essa retrospectiva, pretendo comentar sobre a campanha utilizada pela Dove, em valorizar uma beleza. Porém, o objetivo, é valorizar a real beleza que todos possuem.


Com uma campanha incomum, em 2004 e 2005 a marca obteve um crescimento histórico de cerca de 700% nas vendas mundiais. Dove, através de uma campanha criada pela agência Ogilvy, conquistou o interesse do público ao colocar "mulheres reais" para anunciar produtos de beleza. A campanha intitulada de "Real Curves", no Brasil foi chamada de "Real Beleza". Inovadora, foi muito celebrada nos anos de 2004 e 2005, não somente pela direção de arte ou produção milionária. A campanha é referência pela autenticidade e pela exploração com perfeição do termo publicitário "PR Stunt", voltada para a promoção da auto-estima das mulheres. A campanha ainda permaneceu em 2006 e 2007.

Como resultado esperado, a campanha gerou uma série de divulgações, polêmicas, comentários e debates na imprensa. A mídia espontânea gerada pela campanha pôde ser alcançada em grande parte, devido a ousadia de desafiar o idílico, constantemente explorado pelos publicitários.

Um pesquisa de comportamento encomendada pela Dove, realizada em 10 países com três mil mulheres. Segundo a pesquisa, somente 2% das mulheres pesquisadas se auto definem como sendo bonitas, 75% das mulheres definem sua beleza como sendo mediana e 50% entendem que seu peso esta acima do ideal.

Mesmo se tratando de uma campanha de marketing onde a principal função é o lucro, a idéia deveria ser apoiada, pois afinal nos somos reais, nossa beleza é real !



O primeiro video utilizado é talvez o mais “chocante” em minha opinião, pois se trata de meninas de 11 anos com falta de auto-estima. O comercial utiliza uma música ( Cyndi Lauper – True Colors 1986 , letra da música) que representa com certeza essa falta de auto-estima, e que oferece um ombro amigo.


Neste segundo video, a Dove apresenta um Verão Sem Vergonha, onde todos merecem um lindo dia na praia, sem vergonha de seu corpo. Música de Fernanda Abreu.


O terceiro e último video, apresenta um sessão de fotografia com uma mulher comum, que através de uma super produção de maquiagem, iluminação e um bom photoshop, fica perfeita.


Depois dessa espetacular campanha de marketing promovida pela Dove, que tal você fazer as pazes com seu espelho e ter um dia maravilhoso? Afinal os dias perfeitos, são aqueles que começam como qualquer outro.

Bruno - Alfa Comunicação.

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